sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Preconceitos e culturas do Hinduísmo!

Já não bastassem os preconceitos que enfrentamos na sociedade de hoje (é, ainda existe, sim!), ainda vem a Globo colocar mais lenha na fogueira, nos mostrando outros tipos de preconceitos e crenças de um país absolutamente exclusivo quanto a pessoas de classes mais baixas! Tudo bem, que a novela é legal, muitos tem curiosidade de saber como é lá na Índia, os costumes e tal..Era uma cultura que até pouco tempo era totalmente escondida, ngm falava sobre a Índia! Glória Perez sabia disso, e colocou o tema "Índia" porque sabia que daria audiência, questão de marketing, isto é fato. O hinduísmo não existe só na Índia não como alguns pensam..ele está presente em vários países do mundo como Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Malásia, Singapura e ainda Estados Unidos e Canadá. Pois é, o hinduísmo, essa religião cheia de detalhes e regras na minha opinião inúteis (sem preconceito com os praticantes, cada um segue o que acha que é certo), está tomando conta do mundo..já é em número a terceira maior religião do mundo. Tem tanto detalhe..que acho que mesmo em 500 capítulos da novela ainda não daria pra mostrar tudo! Só pela definição das castas a gente já pode ter uma idéia de como é o sistema da sociedade Indiana.
As castas são divididas de acordo com as partes do corpo de Brama, o primeiro Deus do hinduísmo. Aqueles que pertencem a cada uma delas são:
- Brâmanes (religiosos e nobres), da boca de Brama;
- Xatrias (guerreiros), dos braços;
- Vaixas (comerciantes e agricultores), do estômago;
- Sudras (escravos), dos pés.
Aqueles que não pertencem a nenhuma casta são os párias ou dalits, a escória da sociedade, como Bahuan (Márcio Garcia). Eles são a poeira sob os pés de Brama e não têm direito a se relacionarem com as pessoas de outras castas. Eles também são chamados de intocáveis, já que aquele que encostar em um dalit se torna impuro.
Embora tenha sido abolido no final da década de 40, o sistema de castas continua a ser seguido na Índia. E o pior de tudo é que os que nascem em uma casta, não podem mudar nunca. Se alguém nasce intocável, não importa o quanto trabalhe, ou o conhecimento que conquiste, ele sempre será um dalit e, portanto, execrado pela sociedade.
Afff..absurdooo!!! O mais impressionante é pensar que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo aceitam esse tipo de tratamento! Já pensou o que se passa na cabeça de um "dalit"? De tanto ser chamado de "nada" ele acha que realmente é mesmo. Como eu vi em uma cena um dia desses na novela "Caminho das Índias", onde Bahuam (Márcio Garcia) dizia ao pai que sentia que era um dalit!
De certa forma a novela induz ao preconceito, já que mostra claramente e abertamente uma sociedade preconceituosa, já que lá não existe lei contra preconceito por lá..algumas crianças que assistem a novela (sim, tem crianças que assitem a novela!) podem pensar que aquilo é certo e agir de forma semelhante!! É, pode parecer exagero..mas é minha opinião..essas coisas são complicadas de se falar, já que por aí tem-se mais de 1 bilhão de hindus, e pode parecer até preconceito meu. Mas deixando claro aqui, não tenho preconceito com nenhuma religião..apenas não concordo com a situação que os fiéis são submetidos! Mas..como eu já disse cada um segue o que acha certo, ou o que foi imposto por gerações e gerações precedentes!
É isso! Beijos beijos

2 comentários:

  1. Olá, passando por aqui resolvi da uma olhada no seu blog e confesso que fiquei supreso!
    Esta questão que vc tratou acima é bem interessante, por conseguinte, bem complexa. Mas seu texto está bem escrito e nos propõe a refletir sobre tal assunto.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. comenta lá no meu blog http://gamedetonado.blogspot.com/

    ResponderExcluir